domingo, 20 de junho de 2010

Trabalhando em equipe

Muitas vezes, esse tema só é discutido nos meios empresariais como forma de tentar aumentar a produtividade dos funcionários ao permitir que eles trabalhem melhor com seus colegas e superiores. Entretanto, já diz o ditado que "nenhum homem é uma ilha". Dependemos uns dos outros para viver; convivemos com pessoas que tem opiniões e atitudes diferentes das nossas, sejam filhos, cônjuges, amigos ou familiares. E para viver bem, com qualidade de vida, é necessário praticar diariamente a arte da paciência e do trabalho em equipe. 

Quero compartilhar um trecho do livro "Treinando a emoção para ser feliz", do Dr. Augusto Cury. Há quem o considere um autor de auto-ajuda, mas creio que se levarmos as conclusões dele a sério, evitaremos muitos problemas, mágoas, doenças (como depressão e ansiedade) e visitas ao psicólogo.

Treinamento da emoção e da arte de pensar para trabalhar em equipe

Primeiro: Vacine-se contra o individualismo.
a) O isolamento conspira contra o trabalho em equipe e a eficiência intelectual.
b) Os fortes não se envergonham de ser ajudados.
c) Os líderes são amigos da interação.

Segundo: Aprenda a ouvir o que os outros têm para dizer e não o que você quer ouvir.
a) Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros.
b) Você só poderá compreender o que eles sentem e pensam se aprender a se esvaziar dos seus preconceitos.

Terceiro: Estimule os outros a expressar seus pensamentos.
a) Seja aberto, livre, espontâneo. Cuide do seu tom de voz e da sua maneira de se expressar, pois às vezes você pensa que está sendo aberto e espontâneo, mas está vendendo a imagem de uma pessoa autoritária.
b) Um grande líder não é o que está acima dos outros, mas o que estimula as pessoas a romper seu isolamento e a se comprometer com sua empresa, instituição ou família. Quem fala se compromete.
c) Mostre aos participantes que não há pessoas não inteligentes, há pessoas que não aprenderam a pensar.
d) Uma boa técnica que estimula a gestão participativa é ler histórias em pequenos grupos e solicitar a opinião dos participantes. As histórias podem conter temas sociais, familiares ou empresariais.

Quarto: Analise as idéias dos participantes sem preconceitos

a) Amplie seus horizontes. Não se sinta ameaçado e diminuído quando o pensamento dos participantes se confrontar com o seu.
b) Treine não fazer de suas idéias verdades absolutas. Nunca se diplome na vida, há sempre o que aprender com alguém.

Quinto: Valorize toda participação
a) Treine valorizar seus funcionários, alunos e filhos quando eles expressarem seus pensamentos e sentimentos. As mais ricas experiências nascem no solo da auto-estima, quando a vida é exaltada e não depreciada.
b) Nunca diminua os participantes quando suas idéias não forem aceitas ou não forem brilhantes. Alguns segundos de rejeição podem bloqueá-los para sempre.

Sexto: Valorize a solução dos problemas.
a) A inveja, o orgulho e o ciúme são atributos dos fracos, mas crescem facilmente na alma humana. Elimine diariamente as suas raízes.
b) Treine substituir a paixão pelas suas idéias pelo empenho na solução dos problemas.


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